O uso da tecnologia no setor de avaliação imobiliária

O uso da tecnologia no setor de avaliação imobiliária

A avaliação de imóveis é um processo essencial no setor imobiliário, utilizado para determinar o valor de uma propriedade. Esse processo pode ser realizado por engenheiros e arquitetos especialistas.

O uso da tecnologia para avaliação de imóveis revolucionou o setor imobiliário, praticamente todas os processos e atividades se integram através da tecnologia. Essa transformação é impulsionada por diversas inovações tecnológicas, que vão desde as ferramentas de busca por imóveis até a análise de dados estatísticos no laudo final.

Algumas tecnologias que trouxeram maior fluidez e agilidade para o setor de avaliação de imóveis, foram:

  1. Big data e análise de dados

Big Data e análise de dados desempenham papéis cruciais na engenharia civil e no setor imobiliário, transformando como as informações são coletadas, processadas e utilizadas para tomar decisões mais assertivas. Com enorme quantidade de dados disponíveis na web, seria um tanto quanto difícil analisar tudo sem usar a tecnologia como principal aliada, o processo de busca por imóveis, valores, localidades etc., se tornaram mais fáceis e rápidos.

  1. Drones e imagens de satélites

A análise de grandes imóveis se torna muito mais difícil e demorado quando não usamos a tecnologia como nossa principal ferramenta de trabalho.

Em vistorias e inspeções, no qual se faz necessário que o profissional verifique aspectos como tamanho do imóvel ou terreno, fronteiras, se houve ou não expansão e etc, empresas como a lesath engenharia recorrem a imagens de satélite e drones, que hoje, são essenciais para mitigar o tempo de avaliação de um imóvel.

  1. Modelos de Avaliação Automatizada (AVMs)

Os Modelos de Avaliação Automatizada (AVMs) são ferramentas tecnológicas que utilizam algoritmos e dados para estimar o valor de propriedades imobiliárias de maneira rápida e eficiente. Esses modelos são amplamente utilizados no setor imobiliário para fornecer estimativas de valor de imóveis sem a necessidade de uma inspeção física por um avaliador humano.

Os AVM´s se utilizam de dados como:

  • Transações recentes de compra e venda do imóvel.
  • Características físicas dos imóveis, como tamanho, número de quartos, idade e condição.
  • Localização geográfica e características do bairro.
  1. Plataformas Online

As plataformas tornaram o diálogo entre clientes que necessitam de análises em grande escala e engenheiros muito mais rápida. O mercado cresce e a demanda consequente aumenta, em 2020 os financiamentos imobiliários chegaram a R$ 123,9 bilhões (recorde). Para cada financiamento imobiliário existe um engenheiro que precisa avaliar o imóvel. Neste processo, as plataformas se tornaram cruciais, para processos como envio de documentos do imóvel, informações de compra e venda e agilidade na emissão do laudo final.

Apesar de todas as facilidades que a tecnologia nos trouxe, o serviço de avaliação de imóveis conta com processos complexos e exige que tenha sempre um engenheiro responsável. Processos como ir até o local e verificar as condições do imóvel é lei, e desta forma, pode-se ter a confirmação de um engenheiro sobre quais são as reais condições do imóvel, conte com engenheiros experientes e tecnologia de ponta para realizar a avaliação do seu imóvel.

 

Posted in Notícias.

Patrocinadores